Breadcrumb Breadcrumb

Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

02/09/2016

MPRJ lança aplicativo para smartphones e tablets com serviços para a população

 
Ferramenta acessa informações do banco de dados compilado pelo projeto "MP em Mapas"
 

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) lançou, nesta sexta-feira (02/09), um aplicativo gratuito para smartphones e tablets que permite ao cidadão fazer denúncias, acessar informações sobre os órgãos de execução em sua cidade, solicitar certidões, acompanhar notícias da instituição e boletins do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP-MPRJ). A tecnologia está disponível para os sistemas iOS (Apple) e estará acessível para Android (Google), a partir do dia 15/09. O lançamento ocorreu durante o encontro de trabalho "MPRJ e a Construção de uma Inteligência Coletiva", realizado na sede do Parquet fluminense.

O aplicativo também traz funcionalidades para otimizar a atuação dos promotores e procuradores de Justiça. Eles terão acesso aos processos eletrônicos, com o recebimento e a leitura de intimações. Está em desenvolvimento a assinatura de despachos de forma digital. Também é possível consultar a movimentação de membros, peças de pesquisa, plantões e links importantes junto à Coordenadoria de Segurança e Inteligência. Os servidores poderão fazer solicitações administrativas e consultar contracheques.

A ferramenta acessa informações do banco de dados compilado pelo projeto "MP em Mapas", desenvolvido pelas subprocuradorias-gerais de Justiça de Planejamentos Institucional e de Administração e que reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas ao MPRJ.

De acordo com o subprocurador-geral de Planejamento Institucional, Eduardo Gussem, o aplicativo permite incorporar os dispositivos móveis às ferramentas de trabalho dos membros do Ministério Público, garantindo uma atuação mais ágil, eficaz, dinâmica e moderna.

"O Ministério Público deve estabelecer conexões atuais e estar inserido na nova sociedade do conhecimento. A ferramenta nos coloca no patamar de transparência que as instituições voltadas para o público devem seguir. Estamos imprimindo um novo olhar para a administração pública", avalia Gussem.

O desenvolvimento do aplicativo está alinhado à evolução dos meios de comunicação, o que permite maior interação e transparência entre a sociedade e as instituições públicas. Dados coletados pela Pesquisa Brasileira de Mídia, divulgada em 2015, mostra que 66% dos acessos feitos à internet são realizados via smartphone, em razão da facilidade, comodidade e do aumento da velocidade da conexão entre os usuários da internet no Brasil. Estudo da Google, divulgado no mesmo ano, mostrou que, pela primeira vez, os acessos à internet via dispositivos móveis superou o de usuários que utilizam computadores pessoais.