Breadcrumb Breadcrumb

Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

13/09/2016

Banco de dados "MP em Mapas" é lançado nesta terça-feira

 
 

 

A partir desta terça-feira (13/09), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) disponibiliza a plataforma digital "MP em Mapas" para acesso dos membros, servidores e cidadãos. O banco de dados reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do MPRJ. O acesso é feito pelo site www.mprj.mp.br, em link localizado ao lado direito da página.

Inicialmente estarão disponíveis cerca de 150 camadas de informação em diversos eixos temáticos como segurança, saúde, educação, meio ambiente, entre outros. Os dados foram colhidos em órgãos públicos, privados e a partir de indicadores próprios da instituição para serem tratados e exibidos em uma plataforma de fácil visualização e manuseio.

A plataforma facilitará a colheita de informações na área de atuação dos procuradores e promotores de Justiça para subsidiar o trabalho e auxiliar a tomada de decisões. A ferramenta também conta com opções de interatividade e chats temáticos coordenados por cada Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça. O banco de dados também permitirá a elaboração de diagnósticos administrativos com o objetivo de gerenciar de forma mais eficiente os recursos financeiros, materiais e humanos da Instituição e adotar melhores práticas.

Treinamento

A partir do dia 16 de setembro serão formadas turmas, com 20 vagas cada, para o treinamento de procuradores, promotores de Justiça e servidores no sistema. As inscrições estão abertas e deverão ser feito pelo email mpemmapas@mprj.mp.br ou telefone 21 2262-1326. As aulas ocorrerão no auditório do 4º andar do prédio das procuradorias de Justiça, com duração prevista de uma hora e trinta minutos, das 10h às 11h30.

Aplicativo

Na próxima quinta-feira (19/09), o aplicativo "MP em Mapas" poderá ser adquirido, gratuitamente, pelos usuários de smartphones com sistema Android (Google). O aplicativo permite ao cidadão fazer denúncias, acessar informações sobre os órgãos de execução em sua cidade, solicitar certidões, acompanhar notícias da instituição e boletins do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP-MPRJ). A tecnologia já está disponível para o sistema iOS (Apple). Em 10 dias foram realizados cerca de 300 downloads, uma média de 40 por dia.

Vídeos

Confira as apresentações sobre gestão do conhecimento, realizadas durante o encontro de trabalho, que apresentou a plataforma e o aplicativo a membros e servidores, no dia 02/09.


Palestra - apresentação do projeto

Palestra Marcos Cavalcanti - CRIE/COPPE/UFRJ

Palestra Sérgio Besserman - Economista