Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

28/03/2017

Grupo de Mediação realiza palestra sobre a importância do perdão

 

 

Perdoar não significa esquecer injustiças ou agressões, mas compreende um processo individual de elaboração, superação e cura. Foi a partir deste princípio que a diretora da Associação ESPERE de Niterói, Iara da Fonseca Vaz, abriu a palestra ¿Reflexões sobre o Perdão¿, realizada nesta sexta-feira (24/03), na sede do MPRJ.

A palestrante apresentou a proposta de trabalho grupal interdisciplinar, onde os participantes aprendem a transformar sentimentos como raiva, ódio e desejo de vingança, provocados por agressões recebidas, em sentimentos e práticas que promovam o desenvolvimento pessoal. O método foi desenvolvido pelo padre colombiano Leonel Narváez Gomes.

Em seguida, o Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) Ibis Silva Pereira lembrou algumas reflexões sobre o tema a partir de conceitos de filósofos como Baruch Espinoza, do século XVII.

E a última palestra ficou a cargo do Ouvidor da Defensoria Pública, Pedro Strozenberg, que destacou que a empatia ainda é um grande desafio para a sociedade contemporânea. Para o palestrante, em função de vivermos em uma sociedade altamente fracionada e polarizada as pessoas muitas vezes não se reconhecem na fala do outro.

Realizado pelo Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos (GMRC) com apoio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), o encontro reuniu membros, servidores e agentes das áreas de Direitos Humanos, Assistência Social, entre outros.

Participaram, ainda, da mesa de abertura do painel como mediadoras do debate a Assessora de Direitos Humanos e Minorias do MPRJ, Eliane de Lima Pereira, a procuradora de Justiça Patrícia Leite Galvão e a Subcoordenadora do GMRC, promotora de Justiça Wânia Helena Ayres.