Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

26/05/2017

Seminário promove debate sobre os maiores desafios à adoção

 

 

Representantes de diversos setores da sociedade que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente se reuniram, nesta sexta-feira (26/05), no seminário "Desafios contemporâneos do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento", organizado pelo CAO Educação do MPRJ.

O Diretor do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), Sávio Bittencourt, apresentou um panorama dos maiores dilemas que o tema enfrenta no país, que tem 7 mil crianças aptas à adoção, 39 mil famílias disponíveis para adotar e 40 mil crianças em instituições.

Sávio defendeu a mudança de paradigma e de cultura em relação à forma como o adotante é encarado pela Justiça brasileira e defendeu a participação cada vez mais ativa dos grupos de apoio à adoção.

O áudio completo da palestra do Diretor do IEP/MPRJ pode ser acessado no link:  http://bit.ly/2ujkhbm

O seminário contou ainda com palestra da Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia de Freitas Vidigal, que também defendeu o olhar individualizado e atento às histórias de vida de cada criança e adolescente institucionalizado. "Antes de entramos nas políticas públicas, nas discussões dos temas, é necessário olhar para as particularidades de cada um, suas construções sociais, em cada etapa de suas vidas", afirmou.

Em seguida, o promotor de Justiça Rodrigo Medina, idealizador do seminário e coordenador do CAO Infância e Juventude do MPRJ, apresentou inovações do sistema MCA e do projeto "Quero uma Família", que permite a "busca ativa" e consolida informações básicas de crianças e adolescentes acolhidos e em condições de adoção.