Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

05/06/2017

Apresentado projeto de Pós-Graduação em Direitos Humanos do IEP/MPRJ

 

 

O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ) realizou, na sexta-feira (09/06), mais um encontro do "Fórum Permanente de Direitos Humanos do MPRJ". Na reunião foi apresentado aos procuradores e promotores de Justiça e servidores o projeto do curso de Pós-graduação em Direitos Humanos que será oferecido pelo Instituto.

O curso será realizado em parceria com a PUC/RJ. As advogadas e professoras da universidade, Márcia Nina Bernardes e Carolina de Campos Melo, apresentaram o conteúdo, a metodologia e as especificidades do curso latu sensu.

Ainda em fase de projeto, o curso deverá ser composto de sete módulos, conforme a seguir: Conceitos Fundamentais em Direitos Humanos; Democracia, memória, verdade e justiça; Crime e Sistema Prisional; Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais; Direitos Humanos sob a perspectiva de raça, gênero e sexualidade; Proteção da Infância, Juventude, Idosos e Pessoas com Deficiência; e Questões Metodológicas: Análise de Políticas Públicas em Direitos Humanos, Metodologia de Pesquisa Acadêmica.

O encontro contou, ainda, com palestra do médico psiquiatra Leonardo Araújo, perito do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), sobre uma nova perspectiva de cuidado e tratamento dos dependentes de álcool e outras drogas. O profissional defendeu o atendimento feito a partir da observação das características de cada pessoa no tratamento da dependência.