Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

23/02/2018

Seminário aborda a importância do ouvir

 

 

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro com apoio do IEP/MPRJ promoveu nos dias 22 e 23/03 a oficina "Saber Ouvir é uma Arte - Escutar Sentimentos: Uma Nova Forma de Ouvir". O encontro foi destinado a membros e servidores e, sobretudo, a funcionários que trabalham com atendimento ao público.

No primeiro dia foi abordado o tema "Comportamento Suicida" com palestrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade filantrópica que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Ana Rosa Ramos Nunes, Norma Liliani de Souza Pinto, Maria das Graças Araújo e Virgínia de Souza Carvalho reforçaram a importância dos cuidados com a saúde mental, realizaram dinâmicas, leitura e interpretação de textos.

No segundo dia, em oficinas práticas também sob a coordenação do CVV os alunos exercitaram o conteúdo absorvido, com o desenvolvimento de dicas e abordagens para atender melhor a quem procura a Ouvidoria por meio de telefone ou email.

De acordo com Ana Rosa, as atividades tiveram o objetivo de estimular a arte de saber ouvir e compreender o que o outro tem a dizer, sem conselhos ou julgamentos. "O que estimulamos é uma tomada de consciência da importância da escuta compreensiva. Primeiro a gente ouve, depois despressuriza as emoções para solucionar a questão", resumiu a palestrante.