Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

11/04/2018

Novos servidores participam de Curso de Ambientação

 

 

O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ) realiza, até o dia 13/04, a 4ª edição do Curso de Ambientação para Novos Servidores, com a participação de 15 novos aprovados no último concurso.

A primeira semana de curso teve início, na segunda-feira (02/04), com palestra do Procurador de Justiça Antônio Carlos Biscaia, que tratou do processo de construção do Ministério Público contemporâneo, trazendo um histórico das lutas travadas antes e após a Constituição de 88 em prol do fortalecimento da instituição e da ampliação das áreas de atuação.

No mesmo dia, a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) foi apresentada por sua coordenadora, promotora de Justiça Elisa Fraga, que detalhou o funcionamento do sistema estadual de inteligência e apresentou as principais atribuições da CSI, notadamente quanto à coleta, análise e cruzamento de dados relacionados a processos investigativos e judiciais promovidos pelo Ministério Público.

O primeiro dia foi encerrado com a palestra do diretor do IEP/MPRJ, promotor Leandro Navega. Ele apresentou as principais atividades desenvolvidas pelo Instituto na área de ensino e pesquisa, como cursos de pós-graduação e eventos voltados para o aprimoramento técnico e profissional de membros e servidores.

Ao longo da primeira semana, os novos servidores tiveram palestras sobre os seguintes temas, com os respectivos palestrantes:

Conduta Profissional, Direitos e Deveres do Servidor e RJPREV - Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Mapa Estratégico do MPRJ - promotora de Justiça Patrícia Silveira Tavares e servidora Andreia Rodrigues da Silveira.

Centros Regionais de Apoio Administrativo Institucional - promotora de Justiça Karina Rachel Tavares Santos

Bate Papo com Servidores - Servidores Marina da Silva Sodré, Paulo de Oliveira Machado, Ricardo Matos e Wylla Beni

Redação Oficial - Servidor Tiago Batalha de Oliveira

Mediação de Conflitos - Servidores Renata de Assis Cordeiro, Christiane de Queiroz e Bruno Chadud Câmara

Enfrentamento à Criminalidade - Coordenadora do CAO Criminal, promotora de Justiça Somaine Patrícia Cerruti Lisboa e a servidora Daniela Marques Pimentel Monteiro

Estrutura Organizacional do MPRJ - Subprocurador-Geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, e o assessor Darley Herculano dos Santos

Corregedoria-Geral do MPRJ - Corregedor-Geral do Ministério Público, Pedro Elias Erthal Sanglard, e o promotor de Justiça Leônidas Filippone Farrulla Junior, Assessor da Corregedoria

Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência - coordenadora do CAO Idoso, promotora de Justiça Cristiane Branquinho Lucas

Atendimento Qualificado - Servidor Sandro Laina

Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - coordenador do CAO Infância (matéria infracional), promotor de Justiça Renato Lisboa, e promotora de Justiça Allyne Tavares Giannini, subcoordenadora do CAO.

Direitos Humanos - a Assessora de Direitos Humanos e de Minorias, procuradora de Justiça Eliane Pereira, a promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro e o servidor Thiago Amorim Tostes

Secretaria-Geral - a promotora de Justiça Ana Carolina Barroso do Amaral Cavalcante e os servidores Ronaldo Bello Guimarães, Secretário de Logística, e Maria Fernanda de Andrade Ramos Paiva, Secretária de Engenharia e Arquitetura.

Sustentabilidade no ambiente de trabalho - servidor Rafael Pacheco da Silva Costa, Diretor de Licitações e Contratos.

Portal do MPRJ - servidor Alexandre Erecê Figueiredo Pacheco, Diretor de Tecnologia da Informação

Oficina "Atuação do MP no Cotidiano" - promotor de Justiça José Alexandre Maximino Mota

Combate à improbidade administrativa - promotor de Justiça Leonardo Cuña de Souza

Proteção à Educação - coordenadora do CAO Educação, promotora de Justiça Débora da Silva Vicente

Proteção à Saúde - coordenadora do CAO Saúde, promotora de Justiça Denise da Silva Vidal

Violência Doméstica - coordenadora do CAO Violência Doméstica, promotora de Justiça Lúcia Iloízio Barros Bastos, e Alexandra Carvalho Feres, Subcoordenadora.

Nesta semana, os servidores terão treinamento prático, tanto no que se refere à alimentação do sistema MGP, quanto por meio de designação em auxílio, em órgãos de execução, no CRAAI-RJ e na DRH, conforme a natureza do cargo ocupado.

Em 13/04, será realizada a cerimônia de posse dos servidores no auditório do MPRJ, havendo, ainda, atividades com a Ouvidoria e com as entidades de classe, a ASSEMPERJ e SINDSEMP, encerrando o curso.

O grupo de novos servidores é composto por 13 técnicos do MP, 1 técnico de notificações e atos intimatórios e 1 analista administrativo. São eles: Bianca Schneider Wener Vianna, Carlos Anselmo Pereira da Costa Alves, Carlos Matheus Piragibe de Mesquita, Claudio Melo de Araujo, Daniel Gomes de Paula, Diogo Grecco Ferreira Martins, Francine Marceli Faria Santos, Gustavo Henrique Gomes Patu, Leonardo Dias da Silveira Ximenes, Lucas de Sequeira Batista Levenhagen, Lucas Lopes Marques, Mariana Martins de Souza, Matheus de Oliveira Costa Quindeler de Paula, Stela Mari Buzini Duarte e Tomás Dias Barreto.