Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

13/04/2018

Pós-Graduação em Direitos Humanos inaugura disciplina sobre gênero, raça e sexualidade

 

 

O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ) realizou, no dia 13/04, a aula inaugural, aberta ao público, da disciplina "Gênero, raça e sexualidade: sobre a urgência da discussão" do curso de pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos oferecido em parceria com a PUC-RIO.

A aula foi ministrada pela coordenadora-geral da ONG Criola, Lúcia Xavier, que iniciou o encontro com um breve histórico de sua atuação na militância em defesas das minorias de raça e gênero, o que lhe rendeu, entre outros prêmios, a Medalha do Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Lúcia permeou sua fala com depoimentos e testemunhos do público presente e discorreu sobre o surgimento dos movimentos identitários, a luta pela efetivação de direitos e políticas de enfrentamento às desigualdades.

Em seguida, a professora destacou a importância do olhar sob a perspectiva da interseccionalidade como forma de analisar um indivíduo incluindo fatores como gênero, raça, condição social, idade, geração, escolaridade, orientação sexual, etc.

Ao final, pontuou os desafios para erradicar as desigualdades e ampliar direitos, convocando todos a identificarem que desafios enfrentam e como se colocam diante deles.

O encontro contou com a participação dos coordenadores do curso, promotor de Justiça Rogério Pacheco Alves e a professora da PUC-Rio Carolina Campos de Melo.