Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

27/04/2018

Saúde mental é tema de seminário promovido pelo IEP/MPRJ e GATE

 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 10 pessoas no mundo sofre de algum distúrbio de saúde mental e mais de 80 mil brasileiros estão afastados do trabalho por depressão. Com estes dados, o médico Leonardo Araújo abriu, nesta na sexta-feira (27/04), a palestra ¿A Saúde mental na Atenção Básica¿, no IEP/MPRJ.

O encontro foi o segundo promovido pelo Instituto em parceria com o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) dentro do Ciclo de Seminários temáticos mensais que ocorre até dezembro deste ano.

Após relembrar brevemente algumas passagens de sua trajetória profissional, que inclui a atuação como médico da família, Leonardo apresentou alguns conceitos sobre o tema, como as doenças que são consideradas transtornos mentais comuns e graves.

Em seguida, o profissional chamou a atenção para as situações de crise em saúde mental, que ocorrem quando são identificados pelo menos três dos seguintes fatores: grave sintomatologia psiquiátrica aguda, grave ruptura de relações familiares e/ou sociais, recusa de intervenções, recusa a qualquer forma de contato e situações emergenciais no contexto familiar e/ou social.

Leonardo defendeu a reversão da cultura de internação e propôs que a prevenção às situações de crise deve ter foco no sujeito, por meio de recursos pessoais e familiares.

Apresentou também algumas práticas de promoção de saúde integrativas, que incluem desde acupuntura a meditação, em paralelo com o tratamento psiquiátrico convencional.

O médico abordou, ainda, o Projeto Terapêutico Singular que consiste em uma estratégia de cuidado que articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva e multidisciplinar. Nele são levados em conta as necessidades, expectativas, crenças e o contexto social da pessoa ou do coletivo para o qual está dirigida.