Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

07/05/2018

Segurança Pública é tema do primeiro encontro do #MUDARIO

 

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ) e do CAO Criminal, deu início, nesta sexta-feira (04/05), ao ''#MUDARIO: Um outro olhar, uma nova direção'', ciclo de debates sobre os temas Segurança Pública, Saúde, Educação e área Fiscal.

Neste primeiro dia, os painéis foram dedicados ao tema da Segurança, com participação de autoridades públicas, acadêmicos e membros do Ministério Público. Ao fim dos debates, um documento oficial com propostas será encaminhado pelo MPRJ a todos os candidatos ao governo do Rio.

Sob a coordenação do CAO Criminal/MPRJ, o primeiro dia do #Muda Rio debateu os desafios para a reestruturação das forças de segurança; o programa de proteção a testemunhas como instrumento de combate ao crime organizado; e a situação do sistema penitenciário. A promotora de Justiça Somaine Lisboa, coordenadora do CAO Criminal/MPRJ, afirmou que a iniciativa é uma forma de incentivar um debate franco, em busca de soluções concretas.

''Esse evento se insere num momento eleitoral. É uma forma de o Ministério Público se colocar à disposição da sociedade, trazendo expertise própria e também de fora para auxiliar no debate sobre essas quatro áreas, que entendemos prioritárias para gerar mudanças positivas", comentou Somaine.

O diretor do IEP/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Navega, acrescentou que o MPRJ busca contribuir de forma prospectiva para alcançar as transformações necessárias. ''A ideia é fazer uma análise técnica e política ao mesmo tempo. Queremos trazer para o MPRJ essa discussão para, depois desses eventos, podermos contribuir com o futuro gestor público''.

A intervenção federal na segurança pública do Rio, o Provita e a superlotação carcerária foram alguns dos temas abordados ao longo dos debates.

Os próximos encontros temáticos são: Crise Financeira (11/05), Saúde (18/05) e Educação (15/06).