Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

09/03/2018

Globalização e Democracia são temas da primeira disciplina da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Tutela Coletiva

 

 

A globalização enquanto fenômeno mundial tem ocupado lugar central no debate político por seus aspectos socioeconômicos e culturais uniformizantes, considerados por muitos críticos como nocivos à democracia. Para jogar luz sobre o tema, a primeira disciplina da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Tutela Coletiva do IEP/MPRJ teve início, nesta sexta-feira (09/03), com a pergunta: "Uma democracia global?".

A aula é ministrada pelo professor Daniel Magalhães Porto Saraiva, que apresentou aos alunos reflexões sobre os impactos da globalização nas democracias e suas possíveis consequências para a soberania das nações e a liberdade dos cidadãos.

"Globalização, Estado e Sociedade: os desafios da democracia no novo milênio" é o tema da disciplina. A segunda aula, no dia 12/03, será sobre a "crise da representatividade democrática" e no dia 16/03 "Democracia e opinião: a crise da legitimidade democrática" será o tema da última aula.

Daniel Porto Saraiva é doutor em História pela Université Paris IV - Sorbonne (2017), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

O professor tem experiência na área de História Moderna, especialmente história política de Portugal nos séculos XVI e XVII. Entre os temas a que se dedica, destacamse o papel político das opiniões coletivas antes do advento da chamada "opinião pública".