Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

03/09/2018

Encontro no MPRJ debate a importância do perdão

 

 

Com o objetivo de provocar a reflexão e a disseminação do pensamento sobre o perdão, o Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ) e o Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), realizaram, no dia 31/08, palestra sobre o "Dia do Perdão".

Na abertura, a coordenadora do CEMEAR/MPRJ, Procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi, ressaltou a importância do encontro para provocar reflexões sobre o tema na sociedade civil. "O perdão leva ao exercício de refletir, de autoperdoar e de interagir, que contribuem para a quebra do estereótipo de vítima", observou.

Em seguida, a subcoordenadora do CEMEAR/MPRJ, procuradora de Justiça Ângela Maria Silveira dos Santos defendeu que o encontro possibilita uma observação acerca da vida, tanto no presente quanto no futuro. "Trabalhar a questão do perdão nos faz pensar sobre a imperfeição humana. Se não conseguimos acertar sempre, imaginem nossas crianças e adolescentes. Essa nova geração não trabalha a ideia da aceitação, da coletividade e do perdão", concluiu.

Para a palestrante especialista em Mediação de Conflitos Petronella Maria Boonen, o perdão é uma dádiva. "Ele não é da lógica da equivalência, nem da balança da Justiça. É o dom, o presente. E o dom tem que circular, não pode ficar parado, é para ser doado", destacou.

Pedindo que todos refletissem sobre o tema, Petronella Maria Boonen encerrou a palestra deixando a seguinte reflexão para o público presente: "Como seria sua vida se você se perdoasse mais?"

Também fizeram parte da mesa de abertura e do ciclo de palestras, a doutora em Psicologia Social Célia Maria Oliveira Passos e a Diretora Jurídica Magda Hruza Alqueres, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Adaptado de: CODCOM/MPRJ