Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

14/09/2018

MPRJ dá boas-vindas aos novos estagiários forenses

 

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nos dias 13 e 14/09, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ) e do Núcleo de Estágio Forense da Corregedoria-Geral, o I Ciclo de Palestras para Estagiários Forenses. A iniciativa teve o objetivo de recebê-los e em dois dias de palestras apresentar o funcionamento das áreas de atuação ministerial.

Ao saudar os novos estagiários, no segundo dia de encontros, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Gussem, destacou o compromisso do MPRJ em promover uma cultura de transparência e defendeu a importância da tecnologia de dados no combate à corrupção. ¿Nós adotamos uma plataforma de governo aberta e governos abertos contemplam transparência, integridade, participação cidadã, tecnologias e inovações em todas as áreas. Eu acredito muito nas novas oportunidades que a tecnologia nos dá e acredito que ela seja um caminho para combatermos a corrupção¿, afirmou o Procurador-Geral.

Também participaram do encontro, o ex-Procurador-Geral de Justiça e atual Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira; o Subprocurador-Geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Virgilio Panagiotis Stavridis.

No primeiro dia de encontro os novos estagiários foram recebidos pelo Diretor do IEP/MPRJ, Leandro Navega, que ressaltou a importância do estágio forense como porta de entrada na Instituição podendo, inclusive, vir a revelar futuros membros do MPRJ. Navega aproveitou a ocasião para divulgar que em breve estará disponível a todos um sistema de capacitação por meio de uma plataforma de Ensino a Distância (EaD). O sistema está em fase de desenvolvimento pelo Instituto.

O Ciclo de palestras foi idealizado pelo promotor de Justiça André Farah Alves, coordenador do Núcleo de Estágio Forense da Corregedoria-Geral do MPRJ. Ele explicou para os recém-ingressados os procedimentos de escolha de suas lotações e apresentou os palestrantes conforme abaixo:

Dia 13

Área Cível: Promotora de Justiça Barbara Spier.

Área Violência Doméstica: Promotora de Justiça Lúcia Iloizio

Área Execução Penal: Promotora de Justiça Daniela Abritta.

Área Idoso e Pessoa com Deficiência: Promotora de Justiça Cristiane Branquinho.

Área Educação: Promotor de Justiça Emiliano Brunet.

Área Saúde: Promotor de Justiça Daniel Ribeiro.

Dia 14

Área Penal: Promotora de Justiça Somaine Lisboa.

Área Procuradorias: Procurador de Justiça Ricardo Martins.

Área Cidadania: Promotor de Justiça Vinicius Cavaleiro.

Área Meio Ambiente: Promotor de Justiça José Alexandre Maximino.

Área Infância: Promotor de Justiça Afonso Lemos.

Área Consumidor: Promotor de Justiça Guilherme Martins

O estágio forense do Ministério Público destina-se aos alunos dos três últimos anos ou dos períodos correspondentes do curso de bacharelado em Direito, de escolas oficiais ou reconhecidas, conveniadas com o Ministério Público. São selecionados por meio de exame de admissão público, cabendo-lhes auxiliar os membros do MPRJ no exercício de suas funções, deles recebendo orientações e ensinamentos.