Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

30/10/2018

Porque o saneamento básico ainda é um dos maiores desafios do país?

 

 

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada e 450 mil crianças não têm banheiro nas escolas. Estes e outros dados alarmantes são fornecidos pela UNICEF e lembrados em palestra com a engenheira Maria José Saroldi, no dia 29/10, na sede do IEP/MPRJ.

De acordo com a especialista, a falta de saneamento básico e o tratamento adequado dos resíduos sólidos ainda são um dos maiores desafios das grandes cidades brasileiras. Saroldi demonstrou também com a falta de políticas públicas em meio ambiente podem impactar negativamente as gerações atuais e futuras, com a disseminação de doenças como cólera, malária, dengue, febre amarela, giardíase, etc.

Para a engenheira, as políticas municipais devem contemplar de forma integrada os componentes água (coleta), drenagem, esgotamento e resíduos sólidos. E explicou como o GATE/MPRJ atua na análise dos planos de saneamento, nas três etapas: planejamento, elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e aprovação do PMSB.

O Plano, segundo a especialista, não pode prescindir de informações como valores, etapas, tempo para serem cumpridos, investimento da União e o papel das concessionárias, como a Cedae, no caso do Estado do Rio de Janeiro.

A palestrante mostrou, ainda, como o MP em Mapas, a plataforma digital baseada em dados do MPRJ, oferece uma poderosa ferramenta de controle e acompanhamento dos planos municipais concluídos e não concluídos.

Por fim, defendeu a reeducação e mobilização popular para acompanhar todas as etapas, do planejamento à conclusão dos planos. "A população tem que participar do plano desde a primeira fase e também colaborar com iniciativas de reciclagem, destinação consciente do lixo e diminuição do consumo de plásticos", concluiu.

 

 

A próxima palestra do Ciclo de Seminários IEP/MPRJ & GATE acontece no dia 09/10 e terá como tema: "Políticas Públicas de educação: os desafios e avanços dos municípios". Os encontros acontecem mensalmente até o final do ano, sempre com um especialista perito do GATE abordando temas de relevância para a sociedade.

Assista ao vídeo "Salvação Para Nossas Águas" , exibido no início da palestra.