Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

23/06/2017

Alienação parental é tema do Ciclo de Seminários do IEP/MPRJ e GATE/MPRJ

 

 

Em continuidade ao Ciclo de Seminários promovido pelo Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ) e o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), a Alienação Parental foi o tema da palestra desta sexta-feira (23/06).

A partir do conceito formulado pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, a psicóloga do GATE, Beatrice Marinho, definiu a alienação como o conjunto de condutas de um genitor que manipulam a relação da criança com o outro genitor, feita de forma contínua e sistemática.

A especialista apresentou casos reais demonstrando os efeitos da alienação parental sobre o comportamento e formação psicológica de crianças. Ela lembrou de que formas a Justiça pode atuar, seja na guarda compartilhada entre ex-cônjuges ou através da aplicação da lei 12.318/2010, no qual Estado pode exercer sua função paterna, agindo de forma disciplinar.

Beatrice alertou, ainda, sobre os perigos da banalização da alienação parental pela popularização do tempo, por exemplo, nas disputas em casos de direito de família. Segundo a psicóloga, a má avaliação acaba sendo a principal arma para encobrir situações de abandono afetivo ou de efetivo abuso sexual.