Notícia
Notícia
O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP-MPRJ) organizou, nesta quinta-feira (20/04), o encontro “Pais em Paz”, que tem por objetivo capacitar profissionais de psicologia que irão atuar como multiplicadores de novas abordagens e intervenções na mediação, em casos de suspeita ou comprovada alienação parental, para garantir o direito de crianças à convivência familiar.
Durante o encontro, participantes de vários Centros Regionais de Apoio Administrativo Institucional (CRAAIs) compartilharam casos e realizaram dinâmicas e simulações sobre o tema da alienação parental. De acordo com as psicólogas Beatrice Marinho Paulo, do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE-MPRJ), e Mônica Jardim Rocha, do CRAAI – Barra do Piraí, o projeto “Pais em Paz” foi desenvolvido para servir como ferramenta de abordagem ou intervenção para os psicólogos facilitadores que promoverão a construção ou ampliação da convivência nos casos em que a relação familiar não é sadia e a criança é alienada de algum de seus genitores. O objetivo é não prejudicar o seu bem estar e consequente desenvolvimento psicossocial.
O projeto foi lançado em março deste ano pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cível (CAO Cível ), coordenado pela promotora de Justiça Luciana Maria Vianna Direito. O “Pais em Paz” surgiu da experiência da promotora de Justiça Roberta da Silva Dumas Rêgo da 3ª Promotoria de Justiça de Família do CRAAI de Duque de Caxias.
315
VISUALIZAÇÕES*
(Dados coletados diariamente)