Breadcrumb Breadcrumb

Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

15/05/2017

Alfabetização Infantil será objeto de carta compromisso

 
"Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) em Debate: Regime de Colaboração na Alfabetização Infantil no Estado do Rio de Janeiro".
 

 

Educadores, membros do Ministério Público, gestores públicos e representantes da sociedade civil se reuniram, nesta segunda-feira (15/05), na sede do MPRJ, no primeiro encontro estadual "Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) em Debate: Regime de Colaboração na Alfabetização Infantil no Estado do Rio de Janeiro", e debateram sobre minuta de uma Carta Compromisso voltada para o tema.

A Meta 5 do PNE visa à alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Um dos objetivos da meta é também gerar impactos no cumprimento de outras metas voltadas para a educação no país.

No encontro foi debatida a importância dos Planos Municipais de Educação (PME) como instrumentos de planejamento de políticas públicas efetivas no campo da alfabetização infantil. Os palestrantes destacaram ações que já se estão em curso nos municípios e enfatizaram a necessidade de se potencializar a articulação entre instâncias e instituições na consolidação de políticas locais.

Integrante de um dos painéis do encontro, a coordenadora da Secretaria de Educação Básica do MEC, Mirna Franca de Araújo, defendeu o investimento e a ampliação da formação dos professores. "O MEC apoia a formação dos professores e a transformação da escola em um ambiente que colabore para a aplicação das metas previstas no PNE", afirmou.