NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ apresenta à conselheira do CNMP a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo MPRJ na defesa dos direitos humanos
Publicado em Thu Dec 18 16:58:47 GMT 2025 - Atualizado em Thu Dec 18 16:56:54 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, recebeu, nesta quinta-feira (18/12), a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), Fabiana Costa Oliveira Barreto. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas de cooperação, boas práticas e desafios relacionados à proteção às vítimas.

A conselheira conheceu a estrutura da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDHPV/MPRJ) e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ), constituído por uma equipe multidisciplinar que acolhe vítimas e seus familiares.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, na qual buscamos fortalecer o diálogo institucional entre o MPRJ e o CNMP, com o objetivo de construir ações coordenadas voltadas à promoção e à efetivação dos direitos fundamentais”, afirmou Antonio José.

Ao fim da reunião, Fabiana Costa Oliveira Barreto visitou a sede do NAV/MPRJ e o Memorial Vidas Marcadas, espaço permanente de memória e reflexão que reúne histórias, imagens e depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas interrompidas pela criminalidade.

Fabiana Costa Oliveira Barreto tomou posse no fim de outubro como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais e está realizando visitas a Ministérios Públicos de diversos estados. Para ela, foi fundamental conhecer de perto a realidade do Rio de Janeiro e experiências que possam ser aprimoradas pelo CNMP.

Também participaram do encontro a subprocuradora-geral de Justiça de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDHPV/MPRJ), Patrícia Glioche; a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ); o chefe de Gabinete, Guilherme Schueler; a assessora da Chefia de Gabinete e assessora internacional do MPRJ, Carina Senna; e o vereador Leniel Borel.

Por MPRJ

VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar